Se você estiver incomodado com sinais de envelhecimento em seu rosto, a cirurgia da face pode ser ideal para você. Tecnicamente conhecida como ritidoplastia, a cirurgia da face é um procedimento cirúrgico para melhorar sinais visíveis de envelhecimento no rosto e no pescoço tais como:

  • Flacidez no terço médio da face,
  • Vincos profundos abaixo das pálpebras inferiores,
  • Vincos profundos ao longo do nariz que se estende ao canto da boca,
  • Gordura que tenha baixado ou tenha sido deslocada,
  • Perda de tônus muscular na face inferior, podendo causar papada,
  • Pele frouxa e excesso de depósitos de gordura sob o queixo e a mandíbula,
  • Perda no contorno do pescoço.

Procedimentos de rejuvenescimento tipicamente executados juntamente com o lifting de face são o lifting de testa, para corrigir a flacidez ou testa franzida, e cirurgia de pálpebras, para rejuvenescer os olhos.

Quais são os motivos que levam uma pessoa a fazer uma ritidoplastia?

Com o envelhecimento, a pele do rosto começa a perder a rigidez e a tonificação, causando seu estiramento e flacidez, o que leva ao aparecimento de rugas no rosto, linhas na testa e nas laterais dos lábios. As alterações ocasionadas pelo envelhecimento facial trazem problemas estéticos, psicológicos e sociais para os pacientes. Afora isso, as rugas também estão relacionadas com fatores hereditários ou exposições prolongadas ao sol. Esses motivos aceleram o processo natural de envelhecimento.

A ritidoplastia é a cirurgia plástica de maior sucesso em corrigir estes danos causados à pele. Geralmente, a ritidoplastia é realizada em conjunto com outros tratamentos plásticos, como rinoplastia, peeling ou tratamentos a laser, por exemplo, visando complementar o rejuvenescimento da face. Esta cirurgia não é uma forma de proporcionar ao paciente uma aparência nova e perfeita, mas sim de otimizar suas anteriores características naturais.

Como evolui a ritidoplastia?

Os resultados desse procedimento variam de acordo com a idade, sexo, tipo de pele e peso corporal, dentre outros, e serão melhores se o paciente tiver boa elasticidade da pele e estiver em boa saúde física. Em geral, a recuperação é surpreendentemente rápida. Ocorre algum inchaço durante os primeiros dias, mas isso irá diminuir depois de uma semana. Alguns pacientes sentirão certo formigamento e dormência na face, o que desaparece após algumas semanas. O grau de satisfação obtido com a cirurgia depende de um bom diagnóstico e das expectativas prévias do paciente e do cirurgião.

Quais são as complicações possíveis da ritidoplastia?

Em geral, não há complicações sérias da ritidoplastia. Pode ocorrer sangramento, hematoma, infecção, deiscência de pontos, ectrópio, alterações visuais, sofrimento de pele, assimetrias, alterações motoras e de sensibilidade. Além disso, existe o risco de que os nervos da face fiquem paralisados temporariamente ou do paciente ter uma reação adversa à anestesia.

Tags: