Também conhecida como mentoplastia, é um procedimento cirúrgico para remodelar o queixo utilizando-se implantes (aumento) ou o próprio osso, por intermédio de fraturas que podem avançar ou recuar o mento.

Muitas vezes, o cirurgião plástico pode recomendar a cirurgia do queixo juntamente com a cirurgia do nariz, de modo a atingir proporções faciais equilibradas − isto porque o tamanho do queixo pode aumentar ou diminuir o tamanho percebido do nariz.

Esta cirurgia ajuda a proporcionar equilíbrio harmonioso de suas características faciais para que se sinta melhor com a sua aparência.

Outros nomes

Cirurgia do queixo, cirurgia do contorno cervical, genioplastia

Indicações da mentoplastia

A mentoplastia é utilizada para correção das mais diversas deformidades funcionais ou estéticas. A indicação do procedimento adequado para corrigir uma deformidade do mento é baseada no tipo e na extensão da deformidade, podendo este ser considerado proeminente (macrogenia), deficiente (microgenia) ou assimétrico. Ainda pode ser indicada para auxiliar no tratamento da apneia obstrutiva.

Quem é o profissional apto a realizar a mentoplastia?

O mais indicado é que a lipoaspiração seja realizada com um cirurgião plástico, profissional treinado a fazer este procedimento.

Pré-requisitos para fazer a cirurgia

Como qualquer cirurgia, é importante ter indicação clinica. Além disso, deve ser possível ter melhora efetiva do contorno mandibular-cervical. Boas condições de saúde para a intervenção também é fundamental.

Tags: